Skip to content

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Enem 2019

enem 2019

Você pretende fazer o Enem 2019? Se a resposta é sim, confira aqui tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio e descubra como se inscrever, prazos, o que estudar, valores de taxas e outras informações importantes.

No ano de 1998 surgia o Enem com foco de avaliar a qualidade do ensino médio, o Governo Federal usava as notas dos alunos para verificar como estava o ensino das escolas e baseado nesses resultados eram aplicadas as mudanças e melhorias de acordo com as necessidades.

Em 2009 o exame passou por uma grande mudança, e a partir desse ano o Governo passou a avaliar o ensino e também criou uma forma de oferecer oportunidade de ensino superior aos alunos através de suas notas.

Como Funciona

O participante poderá contar com seu desemprenho durante a prova para ingressar no ensino superior, ou seja, o aluno pode usar sua nota do Enem para conseguir bolsas de estudos, concorrer a vagas e financiamentos de mensalidades em diversas faculdades pelo país.

Programas do Governo

Existem alguns programas educacionais oferecidos pelo Governo Federal que contribui muito no ingresso dos estudantes a uma universidade.

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é ideal para os interessados no ensino público federal, pois tem como objetivo disponibilizar vagas em instituições e universidades federais. Acesse ao site oficial do programa e confira as informações necessárias para concorrer a uma vaga.

Prouni

Prouni (Programa Universidade para Todos) tem como foco oferecer bolsas de estudos parciais ou integrais em faculdades privadas. Para maiores informações acesse o site oficial desse programa e confira como funciona.

Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) oferece financiamento de mensalidades com juros baixos para universidades particulares. Descubra mais informações sobre esse programa acessando o seu site oficial.

Inscrições Enem 2019

Para se inscrever é necessário acessar a pagina oficial do Enem e cadastrar seus dados pessoais como RG, CPF e outras informações. Lembrando que a inscrição é exclusivamente feita via internet.

Taxas de Inscrição

Após o cadastro pessoal o participante deve gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União) e efetuar o pagamento dentro do prazo, o valor atual é de 63,00 reais.

Os estudantes do ensino médio em escolas públicas são automaticamente isentos da taxa de inscrição. E os participantes que possuem baixa renda familiar podem solicitar isenção da taxa, através de documento de solicitação e questionário socioeconômico.

Cartão de Confirmação

O cartão de confirmação do Enem 2019 estará disponível na pagina do participante, é importante que acompanhe essa parte, pois no cartão se encontra todas as informações e local de prova.

Lembrando que o cartão não é mais enviado pelos correios e sim disponibilizado pela pagina do Enem.

Conteúdo do Enem 2019

A prova será realizada em dois dias, composta por 180 questões que abordará assuntos das seguintes áreas de conhecimento:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Biologia: Setor de evolução, fisiologia, genética e biotecnologia;
  • Química: composição, estrutura e propriedades de matérias;
  • Física: Setor que estuda natureza e seus fenômenos.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • História;
  • Filosofia, sociologia, geografia.

Linguagens Códigos e suas Tecnologias

  • Língua estrangeira moderna: estudo da modernidade das línguas espanhol e inglesa;
  • Português: gramatica e interpretação textual;
  • Literatura: gêneros literários;
  • Artes: manifestações artísticas;
  • Educação Física: funcionamento do corpo humano;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação: organização cognitiva de significados, comunicação, informação e expressão.

Matemática e suas Tecnologias

  • Matemática: números naturais, inteiros, racionais e reais, geometria, medidas e grandezas, representações algébricas, tabelas, gráficos, estatística e probabilidade.

Edital

É muito importante ler atentamente todos os pontos do edital do Enem 2019, pois constam todas as informações necessárias para se sair bem em todos os quesitos. O edital costuma está disponível antes do período de inscrição da prova, fique atento.