Skip to content

Descubra as matérias que vão cair no Enem 2019

enem 2019

Os estudantes do Enem 2019 sempre carregam a seguinte dúvida, quais matérias serão abordadas na prova. Para solucionar essa questão confira esse artigo que traz o conteúdo previsto para o exame desse ano.

O Exame Nacional do Ensino Médio ainda não oficializou os prazos de 2018, mas a expectativa é de que as inscrições comecem em abril e as provas sejam realizadas no final de outubro ou inicio do mês de novembro, esse impasse está acontecendo devido às eleições que acontecem esse ano. Sendo assim os participantes podem contar com um tempo suficiente para o estudo e preparação.

Milhões de estudantes irão se inscrever para o maior exame do Brasil e consequentemente a disputa pelas vagas nas universidades ficará mais acirrada, mas existem formas de você sair na frente nessa competição e ingressar em uma faculdade pública ou reservar uma bolsa de estudo em uma instituição de ensino privado, e o jeito mais certo é estudando por isso a importância de conhecer as matérias do Enem 2019.

Criado pelo Governo Federal em 1998 e administrado pelo Ministério da Educação o Enem sofreu grandes reformulações no decorrer do tempo e a mais importante aconteceu no ano de 2009, quando o exame deixou de ser apenas um mecanismo de avaliação do ensino básico para se tornar um incentivo para os jovens ingressarem em universidades.

As provas são elaboradas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) compostas por 180 questões de múltiplas escolhas mais uma redação, são aplicadas em dois dias, atualmente em dois domingos consecutivos.

Conteúdo exigido no Enem 2019

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Literatura, Arte, Educação Física e Tecnologias da Informação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Conhecimentos gerais;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Formato da Prova

Primeiro dia

No primeiro domingo os participantes terão um tempo de 04h30min para responderem as questões sobre as duas primeiras áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Segundo dia

Já no segundo domingo o tempo de duração da prova é de 05h30min, para resolverem as questões e elaborarem a redação, lembrando que as perguntas são relativas às áreas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

No segundo dia de prova é acrescentada uma hora no tempo de permanência para a realização da redação, um item muito importante para o exame.

Não é possível afirmar quais matérias são mais difíceis, isso vai de acordo com o grau de conhecimento de cada aluno, alguns se identificam com matemática e outros não. Mas com dedicação e estudo certamente o participante alcançara um bom desempenho.

Matriz de Referência

Para quem não sabe o conteúdo do Enem 2019 é definido através de documentação elaborada pelo Inep, esses documentos são conhecidos por matrizes de referencia, é muito importante que os alunos leiam com atenção.

A matriz de referência esta disponível no site oficial do Enem 2019 baixe agora e comece a se preparar para a prova.