Skip to content

Descubra como Funciona o Enem 2019 para Treineiros

enem 2019

Já ouviu falar do Enem 2019 para Treineiros? Pretende fazer inscrição nesse teste? Então confira aqui tudo que você precisa saber sobre essa modalidade do exame e veja também como participar das provas.

O Enem para Treineiros é direcionado para aqueles alunos que desejam apenas testar seus conhecimentos e se familiarizarem com as futuras provas do Exame.

O Exame Nacional do Ensino Médio surgiu no ano de 1998, com o único intuito de avaliar o ensino escolar. O Governo se baseava nas notas dos alunos para determinar as melhorias necessárias e aplicar as correções nas escolas.

Mas esse cenário mudou em 2009, quando o Ministério da Educação determinou que as notas do Enem fossem usadas também para o ingresso dos jovens a instituições de ensino superior e universidades federais.

O Governo Federal em parceria com o MEC lançou os programas de incentivo ao ensino superior, atualmente os principais são FIES, ProUni e SISU. Esses projetos oferecem bolsas, vagas e até financiamentos para os cursos superiores.

Programas de Incentivo ao Ensino Superior

Entenda um pouco como funcionam os programas do Governo e não perca essas oportunidades de estudar.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado no ano de 1999 com objetivo de financiar a formação no ensino superior de estudantes que não podem arcar com os custos de uma graduação.

ProUni

O Programa Universidade para Todos é um programa que oferece acesso a educação superior aos estudantes que possuem baixa renda, através do ProUni os alunos podem conseguir bolsas parciais ou até mesmo integrais em universidades cadastradas. Lembrando que para participar desse programa é necessário realizar o Enem 2019 e alcançar a pontuação mínima.

CONTEÚDO

O Sistema de Seleção Unificada foi adotado pelo Ministério da Educação para facilitar o acesso dos jovens a universidades públicas e exige dos inscritos participação na última prova do Enem.

Para maiores informações sobre os programas basta acessar a pagina oficial de cada um na internet.

Como funciona a Prova do Enem 2019 para Treineiros

Os Treineiros do Enem 2019 participarão de um simulado composto por 180 questões de múltipla escolha, totalmente organizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), baseado no formato da prova oficial do Exame Nacional.

As questões dos Treineiros abordarão assuntos das mesmas áreas exigidas nas prova oficial que são: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. As duas modalidades do Exame Nacional também serão realizadas na mesma data e compartilharam as mesmas regras.

Inscrições Enem 2019 para Treineiros

Os participantes deverão acessar o site oficial do Enem através do endereço eletrônico Enem 2019, com todos os documentos pessoais.

Regras para participar do Enem 2019 para Treineiros

  • Apenas menores de 18 anos;
  • Cursando até o segundo ano do ensino médio;
  • Aceitar os termos que explicam sobre a proibição do uso das notas do simulado em programas específicos para o acesso no ensino superior.

Taxa de Inscrição

Os Treineiros terão que pagar o valor correspondente a taxa de inscrição, para saber se você enquadra-se na isenção de taxa e o valor correto consulte o edital.

Lembrando que não é permitida a participação de alunos maiores de 18 anos no simulado.

Divulgação de Notas dos Treineiros

As notas dos Treineiros serão divulgadas sessenta dias após o lançamento dos resultados dos participantes da prova oficial. E os participantes terão que acessar o portal do aluno Enem 2019.