Skip to content

Como Estudar para as Provas do Enem 2019

enem 2019

O Enem 2019 está próximo de acontecer e as dúvidas do que estudar aumentam cada vez mais entre os jovens que pretendem fazer as provas. Se você não sabe o que usar para os estudos podemos te ajudar.

Confira um plano de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio desse ano, que contém planejamento e preparação ideal para as provas. Como o cronograma oficial ainda não foi divulgado existe um tempo, que servirá para montar o seu plano e iniciar os estudos.

Milhares de estudantes todos os anos buscam o acesso ao ensino superior através do Enem, que possui um complexo teste de conhecimentos mais uma redação dissertativa.

O exame que começou com a ideia de apenas avaliar o nível do ensino das escolas ganhou uma nova repaginada nos últimos anos e atualmente é o passaporte para os jovens acessarem grandes universidades federais e instituições privadas.

O Ministério da Educação em parceria com o Governo Federal criou alguns programas que auxiliam os estudantes ingressarem na faculdade. Hoje os participantes do Enem podem usar suas notas e contarem com os programas do Fies, ProUni e Sisu.

Todos sabem que para conseguir uma boa nota no Enem 2019 é necessário ter dedicação e preparação, por isso é sugerido um plano de estudos para a prova e com isso alcançar a nota máxima desejada.

Plano de estudos para Enem 2019

Antes de prepara um plano o estudante deve lembrar que as provas são compostas por quatro áreas de conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciência Humanas, Ciências da Natureza e Matemática), são 45 questões de múltipla escolha para cada área, além da redação dissertativa que deve ser elaborada pelos participantes, cujo tema é revelado somente na hora do exame.

Após ter conhecimento das áreas exigidas na prova, anote quantas horas e quais matérias você estudará em cada dia da semana.

Passo a passo para um plano de estudo

  • Concentração: Evite distrações e estude em lugar silencioso;
  • Separe bons materiais de estudo: procure estudar as matérias das áreas de conhecimento exigidas no Enem 2019 e não se esqueça de conferir a procedência do conteúdo encontrado;
  • Organize o tempo: Determine o tempo e estude;
  • Estude sozinho: Boa tática para aumentar a concentração;
  • Anote o que achar importante: anote o que acha importante para revisar depois;
  • Pesquise sobre as questões das provas anteriores: Pesquise na internet e com conhecidos sobre as provas dos outros anos;
  • Leia atentamente o Edital: Baixe o edital assim que estiver disponível e procure fazer uma leitura completa para fica ciente de todas suas obrigações e detalhes;
  • Não fique com dúvidas: Procure resolver todas as dúvidas com antecedência, sobre a prova e suas questões;
  • Pratique elaboração de redação: Pesquise sobre os últimos temas exigidos e tente desenvolver textos;
  • Acompanhe os mecanismos de informação: fique atento as últimas noticias e aos assuntos em alta no mundo, pois o tema da redação é algo da atualidade.

As inscrições não foram abertas ainda, mas não deixe de conferir diariamente no site oficial do Enem 2019.

Lembrando que a inscrição é feita somente através do endereço eletrônico do Enem