Skip to content

Já tem data Marcada, Veja o Calendário para Enem 2019

enem 2019

Todos os anos milhares de estudantes se inscrevem no Exame Nacional do Ensino Médio e esse ano não será diferente, a previsão é que mais de cem mil jovens participarão das provas, os interessados devem conferir o calendário das provas.

No último domingo (18) foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), as datas da prova: 04 e 11 de novembro de 2018. E repetindo o processo da última prova o Enem 2019 será aplicado em dois domingos consecutivos.

O Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação criou o Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 1998 com objetivo de avaliar o ensino médio e com os resultados eram avaliadas as necessidades de melhorias no ensino escolar.

Mas foi em 2009 que o Governo decidiu alterar o foco do Enem e passou a liberar as notas do exame para o ingresso dos estudantes a universidades públicas e privadas através de programas de incentivo ao estudo superior.

Programas de Incentivo ao Ensino Superior

Atualmente existem diversos programas do Governo para auxiliar os estudantes no ingresso a universidades, abaixo relacionamos os principais:

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Governo Federal que auxilia o estudante a arcar com os gastos de uma graduação em faculdade particular.

O FIES concede um empréstimo no valor total dos estudos com juros baixos ou até mesmo sem juros dependendo da renda familiar do aluno, podendo o estudante pagar somente ao final do curso superior.

PROUNI

O Programa Universidade Para Todos foi criado pelo governo para conceder bolsas de estudos integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas.

SISU

O Sistema de Seleção Unificada é um sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação que oferece vagas para os participantes do Enem.

Calendário Enem 2019

  • ______Publicação do Edital;
  • ______ Período de Inscrição;
  • ______ Realização da Prova.

Notas do Enem 2019

 As notas da última prova do exame nacional foram divulgadas no começo desse ano, e apenas 53 alunos alcançaram a nota mil da redação com o tema ‘Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil’, um número menor que no ano de 2016.

Para consultar as notas acesse o portal do aluno através do endereço eletrônico Enem 2019