Skip to content

10 Dicas para você que vai fazer o Enem 2019

enem 2019

 Você pretende fazer o Enem 2019? Então confira aqui dez dicas importantes para ter um bom desempenho no maior exame do Brasil e iniciar o estudo superior em uma das melhores instituições de ensino do país.

Milhões de estudantes brasileiros vão participar das provas do Exame Nacional de Ensino Médio este ano, e todos com um único objetivo o de alcançar vaga em uma faculdade.

Com o número alto de concorrentes fica cada vez mais difícil de alcançar o alvo, mas você pode sair na frente com uma boa preparação. Confira a lista de dicas de preparação de estudo da prova.

O ENEM vem sofrendo grandes mudanças desde quando começou sua história, lá em 1998, mas são alterações positivas para os estudantes. Atualmente o Exame é exclusivamente direcionado para o acesso á educação superior e suas notas são utilizadas em processos seletivos de programas do Governo Federal.

De acordo com o Ministério da Educação as notas do Enem 2019 são aproveitadas para os programas de ensino como ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Para maiores informações acesse o site oficial de cada programa.

E para você aproveitar essas oportunidades é necessário dedicação, preparo e um bom estudo.

As 10 Dicas para o Enem 2019

10º Se organize com antecedência

  • Pesquise sobre as datas de inscrição e prova;
  • Pesquise sobre o conteúdo da prova;
  • Separe algumas horas por dia para o estudo.

9º Material de Estudo

  • Separe um bom material de estudo;
  • Pesquise em dois ou três sites confiáveis;
  • Peça orientações para familiares ou colegas que já tenham feito á prova.

8º Leitura

Se você não tem o hábito de ler todos os dias é bom começar a criar, separe bons livros e reserve pelo menos uma hora de seu dia. Ler é muito importante para desenvolver a escrita e aprender mais, sem contar que ajudará muito no momento de fazer a redação do Enem 2019.

7º Se manter atualizado

Procure está por dentro das atualizações, confira as últimas noticias do mundo, acompanhe jornais, revistas e noticiários, hoje em dia podemos contar com a internet, televisão e rádio para se informar melhor. E não esqueça que o tema da redação é sempre algum assunto da atualidade.

6º Escreva redações

Pratique o exercício de escrever redações, pesquise temas com assuntos atuais pelo mundo e desenvolva redações, assim você estará familiarizado com os assuntos facilitando na hora da prova.

5º Cronograma de Estudos

É muito importante criar um cronograma de estudo, escolha horários e dias que possa estudar tranquilamente e não deixa para última hora.

4º Cuide da Saúde

Essa dica pode parece menos importante, mas saiba que esta bem de saúde ajuda muito, além de ingerir bastante água para se manter hidratado pratique exercícios físicos.

3º Tirar Dúvidas

Procure resolver todas às duvidas com antecedência e não acumule, anote e resolva por grau de dificuldades, por exemplo, separe as mais complexas das simples. Busque orientações de professores e use as mídias sociais.

2º Ler o Edital

Você sabia que mais de 50% dos participantes não gostam de ler o edital? Isso mesmo, os estudantes perdem oportunidades quando deixam de ler. O documento contém informações de grande relevância que podem resolver muitas dúvidas, identificar as regras e obrigações, além de preparar o candidato.

1º Simulados

Atualmente você encontra diversos simulados para se preparar para o Enem 2019, isso ajuda ficar por dentro dos assuntos e conhecer o formato da prova, sem contar que aumenta seu nível de conhecimento e consequentemente uma vantagem na hora do exame. Lembrando pesquise bem antes de confiar nos simulados pela internet.

E ai gostou das dicas? Estude e boa prova!